Ansiedade
Reconhece isso em você?Ninguém gosta de sofrer com transtornos de ansiedade, não é mesmo? Quando esses episódios se tornam frequentes o problema pode ser crônico e pode causar muitos impactos negativos em sua saúde mental e física.
Dessa forma, os efeitos da ansiedade no nosso corpo podem variar de uma leve inquietação até um problema mais sério.
Independentemente do grau de ansiedade você pode estar sofrendo um momento extremamente estressante isoladamente, ou você pode estar sofrendo como o transtorno de ansiedade há muitos anos. Em ambas as situações, as consequências podem interferir em sua vida de maneiras que você nem imagina.
Confira abaixo os sintomas do transtorno de ansiedade e quais os sintomas físicos que ela pode provocar em seu corpo. Confira!
O que é a ansiedade?
A ansiedade é uma consequência natural do nosso corpo ao stress. Ela é uma emoção caracterizada por sensações de tensão e preocupação, além de pensamentos ruins frequentes.
É importante compreender que nem sempre a ansiedade é uma doença. Normalmente ela é saudável para o ser humana, pois ela lhe ajuda a realizar projetos e planejar o futuro. O que é preocupante é quando esse sentimento é excessivo.
De acordo com a intensidade e frequência dos sintomas, a ansiedade mudar de um sentimento normal para uma patologia de diferentes formas:
● Transtornos de personalidade;
● Transtorno de ansiedade generalizada;
● Transtornos mentais;
● Transtorno alimentar;
● Transtorno de pânico;
● Transtorno obsessivo compulsivo.
Entre outros.
Muitas pessoas acabam usando as características da ansiedade de maneira errônea, apesar dos estados psicológicos muito diferentes.
Mesmo estando ligados ao significado de preocupação e inquietação, a forma como lidamos diariamente com esses sentimos é extremamente diferente, assim como suas consequências em nossa saúde física, emocional e psicológica.
O que é o transtorno de ansiedade?
O transtorno de ansiedade é uma doença provocada pelo aumento do medo ou da ansiedade, emoções comuns no ser humano. A doença interfere na rotina de uma pessoa e afeta diretamente o seu comportamento.
Esse transtorno causa pensamentos ruins e uma série de sintomas físicos que podem prejudicar a rotina e a vida social.
Sendo assim, o transtorno de ansiedade pode aumentar a chance de problemas cardíacos, obesidade, aumento de peso, diabetes, aumento da pressão arterial, etc.
Normalmente a intensidade dos sintomas podem variar de nível e de estado de uma pessoa para outro. Esses sintomas podem ser tão graves que, algumas pessoas buscam ajuda médica acreditando estar com problemas de saúde.
Quais os sintomas do transtorno de ansiedade?
Normalmente os sintomas físicos do transtorno de ansiedade são mais preocupantes e despertam a atenção de qualquer um para ir em busca de um tratamento adequado.
Entretanto, de que forma o transtorno de ansiedade afeta nosso corpo? Confira abaixo os principais sintomas do transtorno de ansiedade:
● Sintomas emocionais: nervoso, tristeza e irritabilidade;
● Sintomas físicos: coração acelerado, formigamento, falta de ar, sudorese, dores musculares, insônia e dores de cabeça;
● Sintomas comportamentais: preocupações excessivas, pensamentos obsessivos e dificuldade de concentração.
Além desses sinais, um sentimento frequente e que faz parte de uma crise de ansiedade é a preocupação. Deste modo, durante uma crise os sintomas físicos vão aumentando e o psicológico entra em estado de atenção e alerta.
Nesse momento, a quantidade de pensamentos aumenta e o conteúdo desses pensamentos são sempre coisas ruins.
Dessa forma, o transtorno de ansiedade precisa de bastante cuidado e apoio familiar, já que ela é muito prejudicial e impede o indivíduo de realizar atividades comuns da sua rotina como estudar e trabalhar, assim, o transtorno de ansiedade atrapalha na qualidade de vida como um todo.
Se você gostou de saber mais sobre a ansiedade, deixe o seu comentário.